Cotonicultores estão otimistas
A expectativa é de que a colheita avance nas próximas semanas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou recentemente um balanço positivo sobre a safra de algodão do Brasil. Em Mato Grosso, principal estado produtor, a colheita já iniciou e os capulhos abertos apontam para uma intensificação das operações nas próximas semanas.
As lavouras mostram um bom desenvolvimento, aumentando as expectativas para os produtores. A mesma tendência positiva se repete em Mato Grosso do Sul, onde a colheita no norte do estado também já começou, e no sul e sudoeste, a desfolha das áreas em maturação está avançando a bom ritmo.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO.
Em Goiás, especialmente no leste do estado, a fase de formação de maçãs é predominante, enquanto nos municípios de Cristalina e Luziânia, as plantações já estão em maturação, todas apresentando boas condições sanitárias. Os dados apontam para uma safra de algodão robusta e de boa qualidade em todo o país.
No extremo-oeste da Bahia, as lavouras de sequeiro mantêm-se em colheita, enquanto as irrigadas estão na fase de formação de maçãs, todas com ótima qualidade. Apesar das chuvas irregulares durante os meses de formação da maçã na região do Centro-Sul, a colheita segue avançando.
Em Minas Gerais, as lavouras de algodão também apresentam um bom desenvolvimento, com maçãs do terço inferior e mediano já abertas na maior parte das lavouras. No Maranhão, as lavouras da região sul estão em boas condições de desenvolvimento.
PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 04 a 10 de junho de 2023
O estado da Bahia apresentou um bom progresso, passando de 2% na semana anterior para 4% no dia 10 de junho, mas ainda atrás dos 6,6% registrados na safra passada.
Já em Mato Grosso do Sul, a colheita avançou de 3% na semana anterior para 4%, em comparação aos 6% da safra passada. Em Goiás, o inicio da colheita foi iniciado em pelo menos 1% das áreas monitoradas. Enquanto Minas Gerais viu um aumento de 0% para 3%, ainda que inferior aos 8% registrados na safra passada. Em Mato Grosso, entretanto, a colheita ainda não começou, mantendo-se em 0% como na safra passada.
Ao considerar todos os sete estados mencionados, o avanço da colheita de algodão foi de 0,4% na semana anterior para 0,9% no dia 10 de junho, ainda distante do percentual de 1,6% registrado na safra passada. Apesar disso, a aceleração recente do ritmo de colheita em vários estados é um indicativo promissor para a safra de algodão deste ano.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete
Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)