CI

Cotonicultores estão otimistas

A expectativa é de que a colheita avance nas próximas semanas



Foto: Canva

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou recentemente um balanço positivo sobre a safra de algodão do Brasil. Em Mato Grosso, principal estado produtor, a colheita já iniciou e os capulhos abertos apontam para uma intensificação das operações nas próximas semanas. 

As lavouras mostram um bom desenvolvimento, aumentando as expectativas para os produtores. A mesma tendência positiva se repete em Mato Grosso do Sul, onde a colheita no norte do estado também já começou, e no sul e sudoeste, a desfolha das áreas em maturação está avançando a bom ritmo.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO.

Em Goiás, especialmente no leste do estado, a fase de formação de maçãs é predominante, enquanto nos municípios de Cristalina e Luziânia, as plantações já estão em maturação, todas apresentando boas condições sanitárias. Os dados apontam para uma safra de algodão robusta e de boa qualidade em todo o país.

No extremo-oeste da Bahia, as lavouras de sequeiro mantêm-se em colheita, enquanto as irrigadas estão na fase de formação de maçãs, todas com ótima qualidade. Apesar das chuvas irregulares durante os meses de formação da maçã na região do Centro-Sul, a colheita segue avançando.

Em Minas Gerais, as lavouras de algodão também apresentam um bom desenvolvimento, com maçãs do terço inferior e mediano já abertas na maior parte das lavouras. No Maranhão, as lavouras da região sul estão em boas condições de desenvolvimento. 

PROGRESSO DA SAFRA

Semana de 04 a 10 de junho de 2023

O estado da Bahia apresentou um bom progresso, passando de 2% na semana anterior para 4% no dia 10 de junho, mas ainda atrás dos 6,6% registrados na safra passada.

Já em Mato Grosso do Sul, a colheita avançou de 3% na semana anterior para 4%, em comparação aos 6% da safra passada. Em Goiás, o inicio da colheita foi iniciado em pelo menos 1% das áreas monitoradas. Enquanto Minas Gerais viu um aumento de 0% para 3%, ainda que inferior aos 8% registrados na safra passada. Em Mato Grosso, entretanto, a colheita ainda não começou, mantendo-se em 0% como na safra passada.

Ao considerar todos os sete estados mencionados, o avanço da colheita de algodão foi de 0,4% na semana anterior para 0,9% no dia 10 de junho, ainda distante do percentual de 1,6% registrado na safra passada. Apesar disso, a aceleração recente do ritmo de colheita em vários estados é um indicativo promissor para a safra de algodão deste ano.

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)




 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.