COPOM projeta aumento do PIB
Crescimento na produção da agropecuária aumenta o PIB nacional
Por Luiz Antonio Pinazza
Engenheiro Agrônomo - agronegócio e sustentabilidade
Colaboração Aline Merladete
A pesquisa do Relatório Focus manteve as estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a taxa de inflação, ao final deste ano, com leve aumento em 2024 e estabilidade em 2025 e 2026.
Em relação aos juros, houve manutenção das projeções pela terceira semana seguida. As três próximas reuniões do Comitê de Política Monetária serão realizadas em 19 e 20 de setembro, 31 e 1 de novembro e 12 e 13 de dezembro. A previsão é da Taxa Selic atual, de 12,25%, reduzir em 0,5% em cada reunião. No câmbio e preços administrados, as mudanças foram pequenas.
A maior variação está centrada no surpreendente crescimento do PIB, que já registrou alta de 1,9% no 1º trimestre deste ano, em comparação com 4° trimestre de 2022. Esse desempenho inédito ocorreu em função da expansão ocorrida nas atividades da agropecuária, com maior crescimento trimestral de 21%, o maior registrado da sua história desde 1996.
Os analistas estão tendo de refazer o cálculo do PIB nacional e agregar os ganhos advindos dos setores de serviços em transportes e armazenagens por causa do setor agrícola. A média estimada de 1,3% no mercado e de 2,0% pelo governo deverá ter reajuste. Há também de se considerar os benefícios do Programa Bolsa Família na renda da população.