Copacol (PR) intensifica qualidade na análise de sementes
O trabalho desenvolvido pelo laboratório de análise de sementes da Copacol (Cooperativa Agrícola Consolata), empresa da região Oeste do Paraná, está apenas na expectativa de uma auditoria, a qual deve ocorrer entre setembro e outubro, para conquistar o credenciamento NBR ISO/IEC 17025, garantindo desta maneira a total qualidade nos procedimentos adotados nas análises oficiais assegurando aos associados à garantia de qualidade nas sementes de soja, trigo, triticale e aveias que sempre foi a tônica da Copacol.
Desde fevereiro deste ano os colaboradores envolvidos com o departamento iniciaram os requisitos relacionados com o projeto de adequação a Norma que agora passa a ser uma exigência imposta pelo Ministério da Agricultura a todos os laboratórios desse segmento.
Também são englobados nos procedimentos exigidos os departamentos de manutenção, comprar e recursos humanos. Conforme o responsável pelo laboratório, engenheiro agrônomo, Ramiro Criveletto, de hoje em diante os laboratórios passarão por diversas auditorias para verificação do cumprimento e manutenção do Sistema de Qualidade implementado assegurando assim a qualidade em seus serviços.