Controlar doenças do trigo é PRIORIDADE
Para Freitas, o produtor não pode descuidar, ainda, do monitoramento de lavouras
![](https://www.agrolink.com.br/upload/imagens-resizes/a33f837cbed34a7e86d6cf139aa6faf3_858x483.jpg)
O controle de doenças do trigo deve ser priorizado em 2023, frente a cenário favorável projetado para o mercado do cereal, porque trará mais competitividade ao produtor, em um ciclo que tende novamente a favorecer exportações. De acordo com José de Freitas, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino Brasil, é preciso um esforço para alertar o produtor.
“No momento em que o conflito no Leste europeu tende ao prolongamento, e as exportações do cereal devem continuar favorecidas, o manejo correto de doenças da cultura constituirá uma ferramenta indispensável para obter altas produtividades e competitividade do produtor”, comenta.
A projeção do agrônomo para o trigo está ancorada também no comportamento do mercado de defensivos destinados ao cereal em 2022. Tais produtos totalizaram R$ 2,4 bilhões em vendas naquele período, um crescimento de 60% frente ao ciclo 2021 (R$ 1,5 bilhão). Os indicadores são do levantamento FarmTrak Trigo, da consultoria Kynetec. Segundo Freitas, a exemplo do ano passado, a área cultivada com trigo deverá aumentar, assim como impulsionar novos embarques do cereal rumo ao exterior. Em 2022, as exportações atingiram 2,5 milhões de toneladas.
Para Freitas, o produtor não pode descuidar, ainda, do monitoramento de lavouras tendo em vista a incidência da ferrugem-da-folha (Puccinia triticina), “possivelmente a mais conhecida doença da triticultura”, que pode comprometer cerca de 50% a 70% do potencial de uma área. “Recentemente Domark Excell registrou o maior índice de controle do oídio, da ordem de 90%, em um estudo feito no Paraná. Além de evitar danos, o manteve o trigo com alto potencial produtivo. Este produto se converteu numa referência tecnológica de excelência ante o oídio e à ferrugem-da-folha nas últimas quatro safras, ideal para as primeiras aplicações.”