Contratações de TI seguem em alta: E no agro?
“A demanda por este tipo de profissional, portanto, seguirá alta"
Apesar do fim da pandemia há anos, ela ainda afeta as contratações no setor de TI, que segue com alta demanda. A FESA Group observou um aumento de 150% na busca por posições gerenciais no Centro-Oeste, especialmente em Goiânia, no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. As posições de especialistas e coordenações na capital de Goiás cresceram 60%. O setor de TI continua ganhando destaque em empresas de diversos níveis de maturidade.
“Acreditamos que esse movimento ainda tende a crescer, devido ao nível de tecnologia embarcada que é ofertada em cada produto e serviço que consumimos atualmente, seja como empresa ou pessoa física, em todos os setores da economia”, diz Anderson Schemberg, Diretor & Partner da FESA Group. “A demanda por este tipo de profissional, portanto, seguirá alta. Para além disso, ainda existe um ponto de ruptura geracional que se intensifica em determinados segmentos e perfis de empresas, com pessoas em níveis estratégicos, tomadores de decisão, que ainda enfrentam dificuldades para atuar com a tecnologia disponível, o que reforça a necessidade dos profissionais de TI, responsáveis por realizar esse meio de campo”, comenta.
A demanda por profissionais de TI está em alta no agronegócio, um setor estratégico da economia brasileira. Na região Centro-Oeste, a FESA observou esse aumento devido ao uso crescente de tecnologias avançadas, como máquinas agrícolas com tecnologia embarcada, drones e softwares de gestão. Essas ferramentas melhoram a conectividade no campo, permitindo mapeamento de áreas produtivas, monitoramento de lavouras por satélite, e controle de incêndios e produtividade das máquinas, gerando mais eficiência e redução de riscos e custos.
O Diretor & Partner da FESA Group destaca que a TI apoia fortemente a estratégia de negócios em diversos setores. Na área de RH, é crucial oferecer soluções que agilizem e aprimorem a tomada de decisões das empresas, melhorando a experiência dos colaboradores e a excelência no atendimento aos clientes.