Conheça o arroz mais irrigado e cultivado no Brasil
O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de arroz. É de longe o gigante da América Latina

O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de arroz. É de longe o gigante da América Latina. O arroz irrigado e de sequeiro são as espécies mais cultivadas no Brasil. O arroz de sequeiro tem produção menor, mas é o que melhor resiste a acidez do solo dos estados do norte
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, na safra 2021/2022, foram produzidos no país 10,8 milhões de toneladas do grão.
A parte da produção, pelo menos 90%, é para o consumo interno e o restante, pouco mais de 1,3 milhão de toneladas, é destinado a exportação.
O arroz irrigado é o tipo mais produzido no país, em conseguencia das condições de solo dos estados produtores e do sistema de irrigação adequado.
Tanto que na safra passada, o tipo de arroz responde por 10 milhões de toneladas, ou seja, 90% de todo o arroz produzido no país. A maior parte do cultivo concentrada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Enquanto o restante da produção, veio do cultivo de arroz de sequeiro, também conhecido como arroz de terras altas, é cultivado nos estados do norte do país. A espécie é considerada ideal para região em função da necessidade de baixo investimento e por suportar bem a acidez do solo e, por ajudar na recuperação de pastagens.