CI

Condições meteorológicas afetam pastagens de aveia e azevém

Clima e luminosidade impactam o crescimento das pastagens no Rio Grande do Sul



Foto: Canva

Segundo o Informativo Conjuntural divulgado na quinta-feira (19), na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, as condições climáticas têm sido desfavoráveis ao desenvolvimento das pastagens de aveia e azevém, principalmente devido à baixa disponibilidade de radiação solar. Na Campanha, o excesso de umidade em solos argilosos limita a taxa de crescimento das plantas. Mesmo o azevém, que é mais tolerante a solos úmidos, está apresentando desenvolvimento abaixo do esperado neste período de transição entre o inverno e a primavera.

Por outro lado, na Fronteira Oeste, em Manoel Viana, as temperaturas em elevação e a ocorrência de chuvas moderadas têm beneficiado as pastagens, permitindo a aplicação eficaz de fertilizantes nitrogenados. Na região de Caxias do Sul, a umidade do solo e temperaturas amenas estão favorecendo o desenvolvimento das forrageiras, embora a intensidade da fumaça tenha prejudicado a luminosidade.

Em Erechim, o aumento das temperaturas e da luminosidade contribuiu para o rebrote das pastagens e a melhora na oferta de massa verde. Em Frederico Westphalen, as pastagens de inverno estão no final do ciclo, enquanto as pastagens perenes de verão brotaram significativamente. Na região de Ijuí, a produção de forrageiras está em declínio devido ao término do ciclo e à diminuição da umidade.

Na de Pelotas, o desenvolvimento das pastagens nativas está lento, com algumas áreas apresentando melhor crescimento do azevém. Na região de Passo Fundo, a taxa de crescimento das pastagens é considerada boa, com adubações em cobertura sendo realizadas, embora a baixa umidade tenha limitado a aplicação de nitrogênio em algumas áreas.

Em Porto Alegre, o campo nativo recupera sua capacidade de carga, mas a pressão de pastejo nas pastagens anuais continua alta. Por fim, na região de Santa Rosa, o campo nativo não apresentou crescimento expressivo devido à baixa luminosidade, e as pastagens anuais de inverno estão se aproximando do fim do ciclo, com a floração de aveia e azevém. A necessidade de chuvas consistentes é evidente para a aplicação de fertilizantes nitrogenados nas pastagens perenes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.