Condições climáticas ajudam colheita de primavera no Canadá
Plantio de trigo de inverno avança no sudeste canadense
As pradarias canadenses, especialmente na região do sul de Alberta até o leste do Vale do Rio Vermelho em Manitoba, experimentaram um clima predominantemente quente e seco, permitindo a continuidade do trabalho de colheita das safras de primavera. De acordo com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado na terça-feira (8) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as temperaturas noturnas começaram a cair para entre 0 e -5 °C, resultando em congelamento de fim de temporada e auxiliando o processo de secagem das safras.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
De acordo com o informado pelo boletim, em Manitoba, o milho atingiu a fase de dente e está próximo da maturidade fisiológica, dependendo do híbrido, mas com níveis de umidade ainda acima de 30%. O clima quente favoreceu a colheita da soja, que avançou rapidamente, com 29% das áreas estimadas como colhidas na província. Além disso, a colheita do linho também teve início, com 17% do total concluído até o momento. Algumas chuvas dispersas nas regiões mais ao norte das pradarias contribuíram para a recarga de umidade subterrânea.
No sudeste do Canadá, o clima quente continuou a favorecer o crescimento das safras de verão em maturação e apoiou o plantio do trigo de inverno. Embora as temperaturas tenham começado a esfriar, as médias semanais ainda permaneceram acima do normal, com máximas diárias girando em torno dos 20 graus Celsius e mínimas noturnas ligeiramente acima do ponto de congelamento. A região recebeu precipitação que variou de 3 a 20 mm, beneficiando as culturas locais.