Como ter sucesso ao vender pro exterior?
É crucial considerar as barreiras comerciais
Para exportar com sucesso, é crucial seguir uma série de passos para prospectar eficazmente os mercados internacionais. Segundo Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, o primeiro passo é definir o produto ideal através de uma análise detalhada dos mercados potenciais no exterior. Isso inclui compreender as demandas e preferências dos consumidores internacionais antes de formular uma estratégia de vendas global.
“Utilize as informações coletadas em suas pesquisas para identificar os países que oferecem as melhores oportunidades para o seu produto ou serviço e avalie a receptividade do público-alvo em cada país, garantindo que o seu produto de exportação atenda às necessidades e preferências dos consumidores estrangeiros”, sugere.
Ele destaca que após definir o produto ideal, é crucial considerar as barreiras comerciais na análise de mercados internacionais. Isso inclui políticas comerciais, tarifas de importação, quotas, restrições alfandegárias e requisitos de certificação para determinar a viabilidade do mercado para a cooperativa. Além disso, é recomendado realizar uma pesquisa detalhada para priorizar mercados promissores, considerando demanda, concorrência, regulamentações e tendências de mercado. Outra orientação importante é identificar potenciais clientes e parceiros estratégicos.
“Ao expandir seus horizontes para o mercado internacional, encontrar potenciais clientes e cultivar parcerias estratégicas são etapas cruciais para o sucesso. Para isso, entre outras coisas, é possível pesquisar empresas e organizações que possam se beneficiar do seu produto ou serviço; participar de eventos e feiras comerciais; e utilizar plataformas online e redes sociais para encontrar empresas e indivíduos interessados em seus produtos ou serviços”, diz.