CI

Como se livrar de lagartas

Pulverizar plantas de pequeno porte não é um problema



Foto: Aline Merladete

Até o mais apaixonado amante da biodiversidade e da natureza tentará travar a invasão das lagartas no jardim, porque as histórias sobre a voracidade destas pragas não são um mito. Com uma fome insaciável, eles comem até 200 vezes o seu peso em cerca de duas semanas.  

As lagartas no jardim, que eventualmente se tornarão borboletas e mariposas, podem causar danos verdadeiramente catastróficos em pouco tempo se houver muitas delas. Não é preciso procurá-los com lupa para reconhecê-los: alguns, por exemplo, lagartas do bicho-da-seda com seus pelos fofos, chamam de imediato a atenção, e os que tentam se disfarçar de cor de folha, lagartas brancas, ainda claramente. indicam sua presença com lesões perfuradas.

Antes de escolher um método específico para se livrar das lagartas, pense nos efeitos colaterais da droga no meio ambiente. Uma vez que as lagartas no jardim servem de alimento para uma série de pássaros comuns e seus filhotes, incluindo pardais, pica-paus, chapins, carriças e tordos, os produtos fitofarmacêuticos altamente tóxicos são usados apenas como último recurso.

 Leia sempre o rótulo das preparações e proceda da severidade da pressão da praga, que não é a mesma todos os anos. Ao matar pássaros ou insetos entomófagos, na próxima temporada você deixará uma lacuna importante na luta natural contra as lagartas no jardim.  O controle agroquímico de lagartas é geralmente baseado em inseticidas piretróides (bifentrina ou ciflutrina), preparados com clorantraniliprole.

Pulverizar plantas de pequeno porte não é um problema, mas livrar-se das lagartas em uma macieira quando ela está madura e alta é muito mais difícil. Para árvores grandes, o tratamento do solo com acefato pode ajudar neste caso, mas preste atenção às recomendações indicadas nas instruções. Assim, o solo deve estar úmido para que as raízes absorvam o produto e o transfiram para as folhas da macieira.

Além dos tratamentos agroquímicos, ainda é relevante a coleta manual de lagartas. Encha um balde até a metade com água quente, despeje algumas colheres de sopa de detergente, coloque um par de luvas de borracha ou lona para jardinagem e vá para o jardim para outra colheita. Ao retirar as lagartas das folhas, verifique a parte de baixo onde as pragas gostam de se esconder e jogue-as no balde. Luvas de proteção são necessárias caso você encontre uma espécie de lagarta com pelos venenosos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.