CI

Como reconhecer a lagarta-elasmo?

A Lagarta-elasmo é uma das principais pragas no meio da cultura do milho no campo



Foto: Pixabay

Texto: Correspondente Victor da Matta.

A Lagarta-elasmo é uma das principais pragas no meio da cultura do milho no campo. Ela é amarelada ou esverdeada com listras e anéis vermelhos no corpo, cabeção marrom e mede de 1 a 2  centímetros. 

Essa praga tende acontecer com maior frequência em locais com solos arenosos e em períodos secos após chuvas. A presença de uma única lagarta dessa pode causar grandes problemas no plantio, pela sua alta mobilidade, permitindo atacar o caule e as folhas recém-germinadas. 

Elas costumam fazer abrigos no interior do caule, resultando em enfraquecimento e/ou morte da planta por danos no sistema de água e nutrientes dela. Ao abrir a planta, apresenta furos bem redondos dispostos em linha reta.

É possível enfrentar a infestação de lagarta-elasmo por meio da aplicação de inseticidas sistêmicos aplicados no solo. Outra forma de controle e natural é aumentar a umidade do solo que desfavorece o desenvolvimento da praga.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.