
De acordo com artigo publicado por Lucas Vasconcellos, no site VivaBem Uol, em 31 de agosto de 2020, a ora-pro-nobis possui diversos benefícios para a saúde. A matéria discorre que a planta é rica em vitaminas, proteínas e antioxidantes que combatem uma série de doenças degenerativas. Dentre os benefícios citados, está a proteção ao coração, a prevenção de alguns tipos de câncer e o fortalecimento do sistema imune.
Qual é o melhor vaso?
As raízes da ora-pro-nobis necessitam de um bom espaço para se desenvolver. Desse modo, escolha um vaso de, no mínimo, 30 centímetros de profundidade. Ele deve conter entre cinco e oito furos para escoamento de água, e você pode colocar pedriscos no fundo, para auxiliar no controle da umidade.
Qual é o melhor substrato
Uma mistura de húmus de minhoca, areia de construção e terra adubada já é o suficiente. Contudo, vale adicionar esterco de gado ou aves. Outra opção seria adquirir um substrato para plantas frutíferas, em uma loja especializada.
Qual a melhor maneira de plantar ora-pro-nóbis?
O Agro e Jardim considera que o cultivo através de mudas ou estacas é o mais indicado. Portanto, no primeiro caso basta enterrar o torrão da muda no substrato, deixando caule e folhas para fora.
No caso da estaquia, retire um ramo de uma planta matriz, deixe apenas duas folhas nele e enfie cerca de 10 centímetros na terra. Então, coloque um pedaço de madeira para apoiá-lo, e mantenha a rega diária, até acontecer a “pega”.
Como regar o ora-pro-nobis corretamente
Nos primeiros 30 dias de cultivo, a rega deve ser diária, mas, sem exagerar na quantidade de água. Assim, após a muda se firmar, faça a irrigação de dois em dois dias nas épocas mais frias, e de 3 em 3 durante o verão.
Quando colher as folhas de ora-pro-nóbis?
Com essas dicas de como plantar ora-pro-nobis em vaso, você poderá colher as folhas após três meses de cultivo. Aliás, retire todo o galho na hora da colheita, ou seja, não deixe o caule pelado na árvore. Aproveite para replantar o ramo e, assim, obter uma nova planta.