Indicado pelo Monitor Global de Agricultura (GEOGLAM) a colheita de trigo da primavera no hemisfério norte está se aproximando do fim, e os resultados mostram que condições desfavoráveis afetaram significativamente as safras em países como Canadá, Estados Unidos e China. Enquanto isso, no hemisfério sul, condições secas contínuas estão preocupando agricultores na Argentina e Austrália.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Nos Estados Unidos, a colheita de trigo da primavera está praticamente concluída, mas as expectativas para os rendimentos são inferiores à média. A razão principal é o clima mais seco do que o normal experimentado na maior parte do oeste do país. O Canadá não é diferente: a colheita de trigo da primavera foi finalizada sob condições mistas na região das Pradarias, em grande parte devido ao tempo seco, resultando em uma queda considerável nos rendimentos nacionais.
A situação também é complexa na China, onde a colheita terminou sob condições mistas para as culturas plantadas na primavera devido ao impacto da seca e do estresse térmico ao longo do norte e noroeste do país.
Na União Europeia, a colheita de trigo de inverno terminou com rendimentos inferiores em partes do norte. No entanto, o plantio começou em alguns países do norte sob condições favoráveis, indicando uma possível recuperação. Em contrapartida, na Ucrânia, a seca do verão-outono está afetando as atividades de semeadura pontuais. O resultado das chuvas no início de outubro será decisivo para possíveis melhorias.
Na Federação Russa, a colheita da safra de primavera foi finalizada sob condições favoráveis, apesar da seca anterior. No entanto, a seca crescente está afetando o plantio de trigo de inverno, especialmente na região de Volga.
Na Argentina, as culturas de inverno estão sob condições mistas, com chuvas insuficientes no norte e oeste, enquanto as culturas no leste permanecem favoráveis. A Austrália também está passando por momentos de preocupação com relação às culturas de inverno em grande parte do leste e oeste do país, e a precipitação é necessária em breve para sustentar o potencial de rendimento.
O monitoramento global de culturas, como o conduzido pelo Global Crop Monitor, é uma ferramenta essencial para agrônomos e agricultores entenderem melhor os desafios e oportunidades da produção de trigo em diferentes partes do mundo. As condições climáticas estão cada vez mais voláteis, e estar preparado para as variações pode ser a chave para otimizar os rendimentos nas próximas temporadas.
Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*