Como está a produção de morangos no Rio Grande do Sul?
Produção apresenta recuperação Caxias do Sul
Após enfrentar um longo período de chuvas intensas e alta umidade, que resultaram em perdas significativas de frutos, os produtores de morango da região de Caxias do Sul contaram com uma semana de recuperação, de acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar.
Veja também: Cultivo de morango conquista novos horizontes
As plantas de morango experimentaram melhora em sua condição fitossanitária e produtiva. Houve uma redução na incidência de fitopatias fúngicas, acompanhada por uma maior floração e amadurecimento dos frutos. Estes exibindo uma cor intensa, característica esperada para este período, e um sabor acentuado.
Entretanto, a situação é diferente na região de Lajeado, em Bom Princípio, onde os produtores de morango enfrentam desafios devido às condições climáticas desfavoráveis. Primeiramente, a presença do ácaro-rajado afetou os cultivos, e agora, a predominância de dias chuvosos, alta umidade e pouca exposição solar tem levado a perdas consideráveis ??por podridão, especialmente nos cultivos de solo. Como resultado, a oferta de morangos está abaixo das expectativas para esta época do ano, levando ao aumento do preço. O quilo do produto está sendo comercializado a R$ 20,00, refletindo a escassez temporária no mercado.