CI

Como a podridão vermelha ataca a cana?

Um fungo oportunista não depende de vetores



Foto: Arquivo Agrolink

O fungo Fusarium verticillioides é uma das causas da podridão vermelha, a doença mais grave da cana-de-açúcar. As perdas médias em torno de US $ 1 bilhão por safra só no Brasil. A abordagem tradicional para a etiologia dessa doença é que ela é desencadeada por Diatraea saccharalis, uma mariposa geralmente chamada de broca da cana-de-açúcar. No estágio de lagarta, esse inseto perfura o caule da planta, que é oportunisticamente infectada pelo fungo. 

No entanto, um estudo realizado no Brasil pela Faculdade de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) inverteu esse modelo, mostrando que o gatilho não é o inseto, mas o fungo. “É o primeiro caso cientificamente comprovado de fungo patogênico que manipula tanto seu vetor [o inseto] quanto o hospedeiro [a planta] em benefício próprio”, José Maurício Simões Bento, professor da ESALQ-USP e um dos principais pesquisadores em eu estudo ela, disse. 

Um fungo oportunista não depende de vetores, mas infecta o hospedeiro ao entrar por meio de uma lesão em sua estrutura. Esse caso é diferente. F. verticillioides altera as características do vetor e do hospedeiro para promover sua disseminação. “Estabelecemos um novo paradigma para a associação planta-inseto-fungo no canavial”, disse Bento. 

As descobertas do grupo são relatadas em um artigo intitulado  "O fitopatógeno fúngico modula as respostas de plantas e insetos para promover a disseminação",  a ser publicado em 14 de junho no  ISME Journal  . 

“Antes, o alvo era a mariposa e a ideia era que o fungo simplesmente aproveitasse os buracos feitos no caule por suas lagartas. Descobrimos que este não é o caso. O fungo manipula o inseto para penetrar na planta e manipula a planta para atrair mais insetos ", disse Márcio de Castro Silva Filho, também professor da ESALQ-USP e co-pesquisador principal do estudo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.