CI

Como a guerra na Ucrânia afeta as exportações de canola?

O Reino Unido começou a importar colza da Ucrânia na temporada 2019/20


Foto: Pixabay

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia continua sendo um fator-chave que impulsiona os preços de grãos e oleaginosas, continuando a fornecer suporte subjacente aos mercados, segundo o Conselho de Desenvolvimento da Agricultura e Horticultura do Reino Unido. A dinâmica do comércio global foi impactada como resultado, com o fluxo de grãos e oleaginosas que saem da Ucrânia inicialmente restrito.  

Embora um acordo de exportação tenha sido estabelecido em julho. O Acordo de Istambul permite exportações do corredor de grãos do Mar Negro por 120 dias, de 22 de julho até o final de novembro.

Desde o estabelecimento desse acordo, o fluxo de exportações vem ganhando força. De acordo com a UkrAgroConsult, as exportações agrícolas de 1 a 18 de setembro totalizaram 3,9Mt. Destes, 2,0Mt saíram de Odessa (incluindo milho, trigo, colza e óleos vegetais). As exportações totais de produtos agrícolas em setembro podem até atingir níveis recordes de 5,5 a 6,0Mt. Se realizado, isso pode superar o recorde anterior de setembro de 2019 de 5,8Mt (de acordo com UkrAgroConsult).

O Reino Unido começou a importar colza da Ucrânia na temporada 2019/20. A frente da Ucrânia carrega suas exportações de colza no início da temporada. Isso é visto durante as temporadas 2020/21 e 2021/22, quando o Reino Unido importou colza da Ucrânia de agosto a dezembro.  

Para as exportações totais (incluindo ferroviária e rodoviária), a UkrAgroConsult informa que 784,8 Kt de colza foram exportados em julho e agosto. Isso está apenas 5,9% atrás da temporada passada (julho a agosto).

De acordo com as Nações Unidas, em 27 de setembro, 399,6 Kt de colza deixaram a Ucrânia por porto (de Odessa, Chornomorsk, Yuzhny/Pivdennyi). Isso foi gravado para a Holanda, França, Romênia, Bélgica, Alemanha e Portugal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.