CI

Comercialização de soja avança no MT

Produtores do estado estão concentrados no desenvolvimento da próxima safra


Foto: Pixabay

De acordo com o relatório divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a comercialização da safra 2022/23 de soja em Mato Grosso registrou um avanço de 1,71 ponto percentual em novembro, atingindo 96,21% da produção total. Neste momento, os produtores do estado estão concentrados no desenvolvimento da próxima safra, e as transações realizadas no último mês foram impulsionadas pela necessidade de capitalização.

Quanto ao preço da soja, o valor médio em novembro de 2023 fechou em R$ 120,12 por saca, apresentando um aumento de 1,11% em relação a outubro de 2023. Para a safra 2023/24, os produtores em Mato Grosso estão adotando uma postura mais cautelosa devido às incertezas quanto à produção. Grandes negociações ainda não estão sendo priorizadas, e as vendas realizadas estão sendo condicionadas à gestão dos custos. Até novembro de 2023, foi comercializado 33,96% da produção estimada, refletindo um avanço de 2,27 pontos percentuais em comparação ao mês anterior.

No que diz respeito ao valor da oleaginosa, o preço médio negociado aumentou 1,15% em comparação mensal, fechando em R$ 111,37 por saca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.