CI

Colômbia sofre com estranho crescimento de plantas parasitas

Sua forma está relacionada a uma redução da rede genética envolvida no desenvolvimento vegetativo



Foto: Divulgação Vigna

Um estudo realizado pela Universidad Nacional da Colombia está investigando um crescimento de plantas parasitas. Enquanto algumas famílias de plantas herbáceas parasitárias possuem 14 genes Wuschel, que permitem seu desenvolvimento, a espécie Pilostyles boyacensis, nativa da serra cundiboyacense, possui apenas 5, o que está relacionado ao seu pequeno porte.

A referida planta parasita da família Apodanthace, que ainda não recebeu um nome comum por ser pouco conhecida, não possui raízes, caules ou folhas como as plantas tradicionais; sua parte vegetativa se limita a filamentos microscópicos que crescem sob a casca de uma planta hospedeira, de onde absorve os nutrientes de que necessita para se desenvolver. O tamanho de suas flores varia entre 2 e 3 milímetros e geralmente são encontradas na base do caule da planta hospedeira, por isso passa despercebida.

Sua forma está relacionada a uma redução da rede genética envolvida no desenvolvimento vegetativo e embrionário, “ou seja, várias cópias foram perdidas dentro das famílias de genes; por exemplo, para a família Wushel encontramos apenas 5 genes, enquanto outras famílias têm 14, o que permite que as plantas se desenvolvam e cresçam”, indica Angie González, doutoranda em Ciências – Biologia da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL).

Os achados são relevantes para analisar o crescimento e a morfologia de outras plantas, o que é conhecido como "biologia do desenvolvimento", campo de estudo no qual a UNAL é pioneira em pesquisas, com ênfase em plantas endoparasitas. Esta planta tem maior presença em Soatá, Ráquira, Villa de Leyva e arredores, por ser de ambientes desérticos. Apesar de ter uma forma muito peculiar e sua cor púrpura brilhante o destacar, não é fácil encontrá-lo porque se desenvolve e cresce dentro de plantas hospedeiras que são sua fonte de alimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.