Colmeias e soja podem ser boas aliadas e aumentar produtividade
Na soja, segundo pesquisas da Embrapa já foi constatado que a polinização feita pelas abelhas aumenta a produção em mais de 13%
Pesquisa desenvolvida nos estados do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná, mostra que é possível ter uma produção de soja ao lado de criação de abelhas, com uma cultura trazendo benefícios para a outra.
A engenheira agrônoma, Lígia Jung explica “quando começa a florada da soja, também é a época em que as abelhas aparecem”. Unir abelhas e soja é o que faz o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Décio Gazzoni em um projeto piloto desenvolvido em três estados brasileiros, com 11 propriedades monitoradas, inclusive a de Lígia.
Segundo os técnicos, a soja exige no máximo duas aplicações de inseticidas por safra. O ideal é restringir o uso nessa época de florada e nunca passar pela manhã, quando as abelhas (parceiras da soja) estão nas lavouras. Após a primavera, a quantidade de flores em algumas regiões é reduzida, então a floração da soja passa a ser uma das principais opções para as abelhas em alguns casos.
Segundo Jung, que também faz da apicultura sua fonte de renda, "o mel de soja" é mais suave, com boa aceitabilidade e não cristaliza facilmente.
Na soja, segundo pesquisas da Embrapa já foi constatado que a polinização feita pelas abelhas aumenta a produção em mais de 13%.