CI

Colheitas da Ucrânia podem ser insuficientes

Funcionários da ONU estão tentando relançar a Iniciativa Cereal do Mar Negro



Foto: Canva

A Ucrânia poderá não conseguir satisfazer a procura interna e de exportação de trigo nos próximos anos se os ataques russos à infra-estrutura alimentar e o bloqueio das rotas marítimas de exportação continuarem, de acordo com o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas ( PMA). Em depoimento ao Conselho de Segurança da ONU, Matthew Hollingworth, diretor do PAM na Ucrânia, disse que o setor agrícola da Ucrânia já sofreu danos e perdas de 40,2 mil milhões de dólares desde a invasão da Rússia em fevereiro de 2022.

“Se os ataques a essas infra-estruturas alimentares e o bloqueio das rotas marítimas de exportação continuarem, isso terá um impacto dramático nas perspectivas de produção agrícola nos próximos anos e poderá, no pior dos cenários, levar a que a produção de trigo seja incapaz de satisfazer as necessidades domésticas e de exportação. demanda”, disse ele.

Hollingworth também disse que uma em cada cinco famílias ucranianas enfrenta algum nível de insegurança alimentar grave. “Os ucranianos estão a ser impedidos de aceder aos mercados para comprar alimentos e os agricultores relatam que já não conseguem produzir alimentos suficientes”, disse ele. “Não nos passou despercebida a ironia de que, num dos celeiros mais formidáveis ??do mundo, há centenas de milhares de pessoas que vivem nas proximidades das hostilidades e que agora dependem de assistência alimentar humanitária, sem nenhuma forma óbvia de lidar com elas.”

Funcionários da ONU estão tentando relançar a Iniciativa Cereal do Mar Negro , da qual a Rússia desistiu em Julho, um ano depois de ter sido intermediada pelas Nações Unidas e pela Turquia. Desde então, a Ucrânia lançou um corredor temporário para as exportações agrícolas que permitiu o embarque de mais de 700 mil toneladas de cereais a partir dos portos ucranianos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.