Colheita mecanizada facilita cultivo de tomate
As colhedoras mais utilizadas na colheita são as que possuem um sistema de trilha
Quando se fala em produção de tomate, temos que relembrar que a cultura é uma das mais sensíveis quando se trata do processo de colheita. A operação mecanizada, facilita o processo produtivo, mesmo assim existe uma grande preocupação dos produtores em relação as colhedoras e colheitadeiras, por questão de custo de mão de obra e hora máquina, por exemplo.
As máquinas utilizadas na plantação de tomate industrial, por exemplo, são as responsáveis por colher quase todos os tomates destinados a serem alimentos processados como é o caso do ketchup, molho de tomate, ou suco. Em outras palavras, os tomates destinados a indústria, conseguem chegar as fábricas de forma mais rápida para serem processados.
As colhedoras mais utilizadas na colheita são as que possuem um sistema de trilha, para separar o tomate das ramas. Segundo os especialistas os benefícios das máquinas na lavoura, reduzem custos de produção e perdas, além de aumentar a qualidade do produto.
Outro cuidado que deve ser tomado é em relação as condições topográficas e limpeza da área, já que as hastes colhedoras poderão levar junto ao tomate impurezas que estão no solo. A velocidade média de operação da máquina é de 4,1 km/h.
Fique ligado! Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente no nosso portal.