CI

Colheita mecanizada facilita cultivo de tomate

As colhedoras mais utilizadas na colheita são as que possuem um sistema de trilha



Foto: Divulgação

Quando se fala em produção de tomate, temos que relembrar que a cultura é uma das mais sensíveis quando se trata do processo de colheita. A operação mecanizada, facilita o processo produtivo, mesmo assim existe uma grande preocupação dos produtores em relação as colhedoras e colheitadeiras, por questão de custo de mão de obra e hora máquina, por exemplo.  

 As máquinas utilizadas na plantação de tomate industrial, por exemplo, são as responsáveis por colher quase todos os tomates destinados a serem alimentos processados como é o caso do ketchup, molho de tomate, ou suco. Em outras palavras, os tomates destinados a indústria, conseguem chegar as fábricas de forma mais rápida para serem processados.  

As colhedoras mais utilizadas na colheita são as que possuem um sistema de trilha, para separar o tomate das ramas. Segundo os especialistas os benefícios das máquinas na lavoura, reduzem custos de produção e perdas, além de aumentar a qualidade do produto.  

Outro cuidado que deve ser tomado é em relação as condições topográficas e limpeza da área, já que as hastes colhedoras poderão levar junto ao tomate impurezas que estão no solo. A velocidade média de operação da máquina é de 4,1 km/h.   

Fique ligado! Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente no nosso portal.          
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.