Colheita do algodão deve começar em junho
Talhões mais tardios já apresentam dificuldades no desenvolvimento, devido à falta de chuva
A colheita do algodão safra se aproxima em Mato Grosso, principal produtor. A previsão de início é na segunda quinzena de junho. As primeiras áreas plantadas no estado, semeadas em dezembro, apresentam condições favoráveis e com potencial de atingir uma produtividade acima de 300@/ha de algodão em caroço em alguns talhões.
Segundo projeção do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), 83,15% das áreas são de segunda safra e, com o atraso na semeadura empurrando 68,29% para fora da janela ideal, os talhões mais tardios já apresentam dificuldades no desenvolvimento, devido à falta de chuva e a baixa umidade no solo nos últimos dias, o que poderá refletir na diminuição do rendimento se na próxima semana não houver precipitações nessas áreas.
Por fim, espera-se que na próxima semana o acumulado de chuvas em algumas regiões de MT alcance a média de 25 mm, principalmente em alguns municípios das regiões noroeste, oeste e centro-sul, segundo o TempoCampo. Com duas semanas consecutivas de queda, o indicador Cepea recuou 0,71% na última semana, cotado a um preço médio de ? R$ 511,59/lp, devido à baixa demanda.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou uma safra de 2.441 milhões de toneladas de pluma e 3.557 de caroço no país. Em Mato Grosso são esperadas 1.710 milhão de toneladas de pluma, uma queda de mais de 18% em relação a safra anterior.