CI

Colheita de verão na Turquia se mantém estável, apesar de ondas de calor

Turquia enfrenta clima seco e quente em setembro



Foto: Pixabay

De acordo com a edição de setembro do boletim de monitoramento de colheitas JRC MARS Bulletin, publicado pelo Serviço de Publicações da União Europeia, a época agrícola de verão de 2024 na Turquia apresentou resultados médios, com poucos eventos climáticos adversos, o que manteve o potencial de rendimento das culturas de verão próximo à média histórica. Apesar de um mês de agosto quente e seco, a colheita seguiu favorável na maior parte do país.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Em agosto, as temperaturas na Anatólia ficaram em linha com a média, com exceção de uma onda de calor entre os dias 18 e 23, que elevou os termômetros acima de 35°C. Esse evento causou estresse térmico em áreas com irrigação limitada, afetando os órgãos de armazenamento das colheitas. Contudo, com a normalização das temperaturas no final do mês e o retorno de leves precipitações, o cenário climático foi mais positivo. Já em setembro, o clima voltou a ser seco e quente, com máximas em torno de 30°C.

Nas regiões mediterrâneas, como Hatay e Adana, as culturas de verão estão em boas condições. Em Adana, o segundo ciclo de produção, iniciado em abril, está se encerrando, enquanto em Hatay o milho do segundo ciclo atingiu a fase de floração. No sudeste, em províncias como Sanliurfa e Mardin, o segundo ciclo de milho ainda está na fase vegetativa, mas o desenvolvimento das plantas se mantém dentro ou acima da média.

As previsões de rendimento para as culturas de verão na Turquia foram ajustadas para cima, mas continuam próximas aos valores médios, indicando que, apesar de condições climáticas desafiadoras, o impacto sobre a produção foi controlado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.