Colheita de tomate inicia com expectativa de uma boa safra em Goiás
A melhora no trato das lavouras causou diminuição da incidência de pragas e doença
A colheita do tomate está começando em Goiás. A expectativa é de uma boa safra. Os agricultores conseguiram melhorar o trato das lavouras e a incidência de pragas e doenças foi menor.
Goianápolis é conhecida como a capital do tomate. A produção do fruto é a principal atividade econômica do município de 12 mil habitantes, localizado a 42 quilômetros de Goiânia. Na propriedade do agricultor Marcelinho Alves a colheita já começou.
“A produção, graças a Deus está boa. Com o preço, que está razoável, pela produção não vai ser ruim. Vai ser bom", avaliou Alves.
A tradição em Goianápolis é produzir tomates de mesa. O agricultor Vanderlei dos Santos planta tomate há dez anos. Na propriedade, que hoje está com 18 mil pés carregados, a colheita começará só daqui a 20 dias. Na safra do ano passado o agricultor teve prejuízos. A causa foi a praga chamada de broca-pequena.
"Nessa agora eu espero um resultado bom. Está boa a horta. Eu acho que não vai dar a broca. Acho que vai compensar”, disse Santos.
Nesta safra, os técnicos que dão assistência às lavouras calculam que os produtores devem colher 300 caixas de tomate a cada mil pés. Cerca de 40% vão para fora do Estado. Este ano, já são mais de um milhão de pés plantados. O desafio agora é trabalhar na prevenção das doenças da lavoura.
"O nosso objetivo agora é desenvolver estudos para amenizar as perdas. O custo da lavoura é muito grande. Então, se a gente for plantar e não produzir, não adianta para os produtores porque é muito difícil a produção de tomate", explicou o agricultor Welyson Mendes
Os produtores de Goianápolis estão negociando a caixa de 25 quilos de tomate por R$ 30.