Clima segue ameaçando produção de café no Brasil
Além dos desafios relacionados ao clima, há relatos de uma alta infestação de cochonilha nas plantações de café robusta em Rondônia
Produtores de café no Brasil estão enfrentando desafios, com condições climáticas adversas ameaçando a produção. Pesquisadores do Cepea alertam para as preocupações relacionadas a ondas de calor, tempestades com queda de granizo e fortes ventanias, que estão resultando no abortamento de uma parte das primeiras floradas e dos chumbinhos desta temporada.
De acordo com especialistas consultados pelo Cepea, embora a queda de chumbinhos seja uma ocorrência anual nas lavouras, a atual temporada apresenta um cenário preocupante. O pegamento das flores está abaixo do esperado, e boa parte dos chumbinhos está caindo de forma mais acentuada do que o normal para a fisiologia da planta.
Além dos desafios relacionados ao clima, há relatos de uma alta infestação de cochonilha nas plantações de café robusta em Rondônia, e de bicho-mineiro nas áreas de café arábica no Cerrado Mineiro. Essas infestações estão adicionando uma camada extra de preocupação para os produtores, que agora enfrentam a necessidade de lidar não apenas com as condições climáticas desfavoráveis, mas também com o controle de pragas para proteger suas colheitas.