Clima irregular impacta culturas de inverno na Europa
Seca na Hungria é a mais severa em 30 anos
O boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (17) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), aponta um cenário climático contrastante na Europa, com chuvas generalizadas e temperaturas extremas que afetam diretamente o desenvolvimento das culturas de inverno.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
Precipitações, ainda que variáveis, foram observadas em boa parte do continente, com totais semanais entre 2 mm e 35 mm na Inglaterra e França. Em regiões montanhosas próximas ao Atlântico e ao Mediterrâneo, acumulados significativos chegaram a 155 mm no norte da Espanha, 150 mm no centro e norte da Itália e até 150 mm nos Bálcãs Ocidentais. Um sistema de tempestade trouxe 25 mm a 95 mm de chuvas da Grécia até o leste da Romênia.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
Essas chuvas contribuíram para condições favoráveis ao crescimento das culturas de grãos de inverno e sementes oleaginosas em grande parte da Europa. No entanto, regiões como o sudoeste da Hungria enfrentam uma seca severa, a pior em 30 anos, com apenas 33% do volume de chuvas esperado desde outubro.
Temperaturas 4°C abaixo da média na Espanha e na França central levaram as culturas de inverno à dormência, incluindo trigo, cevada e colza, enquanto temperaturas acima da média (2°C a 4°C) no vale inferior do rio Danúbio impediram a dormência completa das safras devido à ausência de cobertura de neve, conforme dados do USDA.