Clima ideal impulsiona lavouras de algodão
Mato Grosso com clima favorável, Bahia com atraso no plantio e São Paulo em fase de maturação
Conforme apresentado no boletim de monitoramento agrícola da Conab, o clima tem sido um aliado importante para os produtores de algodão. As condições climáticas favoráveis têm contribuído para o bom desenvolvimento das lavouras, o que deve resultar em uma boa safra.
Em Mato Grosso, as condições climáticas têm sido benéficas, promovendo um ambiente propício para o bom desenvolvimento e manejo das lavouras de algodão.
Na Bahia, a situação é igualmente positiva. As lavouras de algodão apresentam ótima qualidade, um reflexo direto das condições climáticas adequadas que a região tem experimentado.
Em Mato Grosso do Sul, o clima também tem desempenhado um papel crucial, favorecendo um excelente desenvolvimento das lavouras de algodão.
Goiás não fica atrás, com o clima impulsionando o bom desenvolvimento das lavouras de algodão.
Por fim, no Piauí, as lavouras estão em condições favoráveis, mais uma vez destacando a importância das condições meteorológicas para a agricultura.
Além das condições climáticas favoráveis, o plantio do algodão foi finalizado nas regiões produtoras. Embora ligeiramente atrasado se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Das lavouras, 36,3% já estão formando maçãs e 44,8% na floração. Portanto as chuvas e as temperaturas adequadas neste período ainda são uma exigência das lavouras.
Progresso da Safra
Semana de 11 a 17 de março de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 100%
Fonte: Conab