CI

Clima favorece algodão e arroz na Índia, mas novo ciclone ameaça Filipinas

Chuvas de monção avançam lentamente no sul da Ásia



Foto: Pixabay

De acordo com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (1º) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), o recuo das monções no sul da Ásia tem ocorrido de maneira lenta, com grande parte da região ainda recebendo chuvas abundantes. O clima seco ficou concentrado no norte e noroeste da Índia, aliviando o excesso de umidade das fortes chuvas das últimas semanas e beneficiando a maturação de safras como algodão e arroz. A maioria do país registrou entre 25 mm e 100 mm de chuva, com alguns locais chegando a 200 mm, o que favoreceu as culturas de kharif plantadas tardiamente. As chuvas de monção devem durar até outubro.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Segundo o boletim, no leste da Ásia, predominou o tempo seco, especialmente nas áreas de cultivo da China, favorecendo a maturação de grãos e sementes oleaginosas. Em Heilongjiang, chuvas passageiras (até 25 mm) pouco impactaram as colheitas, enquanto precipitações mais intensas (até 150 mm) no sudeste causaram inundações localizadas, mas foram benéficas para o arroz de colheita tardia. A semeadura das culturas de inverno, que normalmente inicia em outubro, será feita sob irrigação.

Já no Sudeste Asiático, o clima chuvoso seguiu presente em grande parte da Indochina, com a maioria das áreas recebendo mais de 100 mm de chuva, o que beneficiou o desenvolvimento do arroz e reabasteceu reservatórios para a estação seca, que começa em novembro. Nas Filipinas, chuvas leves trouxeram alívio às áreas afetadas por um ciclone na semana anterior, mas a chegada de outro ciclone ao final do período pode resultar em novas chuvas intensas, impactando o arroz em maturação. A precipitação sazonal nas áreas produtoras de óleo de palma da Malásia e Indonésia causou poucos atrasos na colheita, enquanto chuvas ocasionais em Java marcaram o início da estação chuvosa e beneficiaram a última safra de arroz do atual ciclo de cultivo, conforme dados do Weekly Weather and Crop Bulletin.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.