Clima favorável impacta na qualidade do milho
Veja o monitoramente completo aqui
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou os dados do monitoramento da safra do milho safrinha no Brasil. Em Mato Grosso, um dos maiores produtores de milho do Brasil, a cultura está apresentando um bom desenvolvimento e os produtores estão realizando os tratos culturais. As chuvas regulares estão favorecendo o crescimento das plantas.
Em Mato Grosso do Sul, as condições climáticas também estão favoráveis para as lavouras de milho safrinha. Os produtores estão realizando o controle de pragas em todo o estado, com destaque para o aumento populacional da cigarrinha.
Em Goiás, as lavouras de milho safrinha estão se desenvolvendo bem em todos os estágios, graças à boa reserva hídrica dos solos e aos dias ensolarados. No Paraná, o plantio do milho safrinha já foi finalizado e as lavouras estão apresentando um bom desenvolvimento, beneficiadas pelas chuvas regulares.
Em Minas Gerais, as áreas semeadas no início da janela estão iniciando o florescimento e apresentam um bom desempenho. Já no Maranhão, a maior parte das lavouras está nos estágios de desenvolvimento vegetativo e floração, graças ao bom regime de chuvas.
No Tocantins, as chuvas regulares estão favorecendo o desenvolvimento das lavouras de milho safrinha, enquanto no Piauí, as lavouras estão se estabelecendo em boas condições, favorecidas pelos níveis de umidade do solo.
No Pará, a semeadura do milho safrinha está sendo finalizada no Oeste do estado e o clima está favorável para o desenvolvimento das lavouras.
PROGRESSO DA 2ª SAFRA
Semana de 09 a 15 de abril de 2023
De acordo com os dados apresentados, a colheita da primeira safra de milho já foi praticamente concluída em São Paulo, com um percentual de 99%. Em Santa Catarina, a colheita alcançou 76%, enquanto no Rio Grande do Sul, chegou a 82%.
No Paraná, a colheita da primeira safra de milho atingiu 78%, enquanto em Minas Gerais, o percentual foi de 56%. Já na Bahia, a colheita alcançou 54%, representando um aumento em relação à safra anterior.
Em Goiás, a colheita da primeira safra de milho está estagnada, com um percentual de 5%. No Maranhão e no Piauí, os percentuais de colheita foram de 3% e 0%, respectivamente.
No geral, nos nove estados analisados, o percentual de colheita da primeira safra de milho foi de 54,8%, um aumento em relação à semana anterior, quando o percentual era de 51,2%. A Conab continuará acompanhando a evolução da colheita da primeira safra de milho em todo o país.
Material elaborado pela equipe Agrotempo com informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)