CI

Citricultura brasileira é uma das mais importantes do mundo

Neste 8 de junho é o Dia do Citricultor, profissional que elevou o nível da atividade



Foto: Marcel Oliveira

A laranja, tangerina ou limão consumidos todos os dias nas mesas brasileiras não são originárias do Brasil. As primeiras plantações de laranja teriam surgido há 2 mil anos em diversas regiões da Ásia. A tangerina ou bergamota também surgiram em regiões tropicais e subtropicais do sudeste asiático e o limão da mesma forma.

Todas essas frutas cítricas foram trazidos para o Brasil pelos colonizadores e aqui encontraram clima e solo ideais. Por volta de 1530, os portugueses introduziram as primeiras sementes de laranja doce nos estados da Bahia e de São Paulo. O consumo é grande, independente de região ou de classe social, e em alguns locais ganham mais espaço no inverno. 

No Brasil são 1,44 milhões de estabelecimentos rurais produzindo entre laranja, limão e tangerina. A área plantada chega a 2,9 milhões de hectares, produzindo 14,9 milhões de toneladas. Produção ampliada ao longo das décadas com pesquisa, melhoramento e combate a doenças.

A citricultura brasileira, que detém a liderança mundial, tem se destacado pela promoção do crescimento socioeconômico, contribuindo com a balança comercial nacional e, principalmente, como geradora direta e indireta de empregos na área rural, sendo responsável por mais de 80% das exportações mundiais de suco de laranja e mais de 30% de toda a produção mundial da fruta. 

Quase 100% do suco de laranja produzido no país é exportado, isso graças ao produtor rural, que tem produzido, ano a após ano, frutas de excelente qualidade. São Paulo é o principal estado produtor, seguido por Minas Gerais, Paraná e Bahia. A importação mundial é absorvida principalmente por três grandes mercados, o americano, o europeu e o canadense, o que faz com que as frutas cítricas brasileiras sejam conhecidas em boa parte do mundo.

Neste 8 de junho é celebrado, em todo país, o Dia do Citricultor. A data lembra o profissional que se dedica a esta atividade e foi instituída em 1969. Além de laranja, limão, lima, tangerina, cidra também lembra muitas outras cítricas como o abacaxi e acerola. Ricas em vitamina C, elas são fundamentais para fortalecer os ossos e cartilagens e o sistema imunológico. O consumo dessas frutas é recomendável em todas as idades.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.