Cientistas desvendam chave da resistência à seca

Foto: Pixabay

Cultivar trigo em condições de seca pode ser mais fácil no futuro, graças a uma nova pesquisa genética da Universidade da Califórnia, em Davis. Uma equipe internacional de cientistas descobriu que o número correto de cópias de um grupo específico de genes pode estimular o crescimento de raízes mais longas, permitindo que as plantas de trigo  extraiam água de fontes mais profundas. As plantas resultantes têm mais biomassa e maior rendimento de grãos, de acordo com um artigo  publicado  na revista  Nature Communications.

A pesquisa fornece novas ferramentas para modificar a arquitetura da raiz  do trigo  para resistir a condições de escassez de água, disse Gilad Gabay, pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Ciências Vegetais da UC Davis e primeiro autor do artigo. "As raízes desempenham um papel muito importante nas plantas", disse ele. “A raiz absorve água e nutrientes para sustentar o crescimento da planta. Esta descoberta é uma ferramenta útil para a engenharia  de sistemas radiculares  para melhorar o rendimento em  condições de seca no trigo ."

Muito foi feito para melhorar a produção de trigo, mas as perdas por estresse hídrico podem anular outras melhorias. As plantas que podem se adaptar às condições de escassez de água, mas têm rendimentos mais elevados, serão fundamentais para produzir alimentos suficientes para uma população crescente em  face do aquecimento global.

Até agora, pouco se sabia sobre os genes que afetam a estrutura da raiz do trigo. A descoberta da família de genes, conhecida como OPRIII, e que diferentes cópias desses genes afetam o comprimento da raiz é um passo significativo, disse o ilustre professor Jorge Dubcovsky, líder do projeto no laboratório de Gabay. "A duplicação dos genes OPRIIII resulta no aumento da produção de um hormônio vegetal chamado ácido jasmônico que causa, entre outros processos, a produção acelerada de raízes laterais", disse Dubcovsky. "Diferentes doses desses genes podem ser usadas para obter diferentes raízes."