Cientistas clonam arroz a partir de sementes
"A compreensão abre as portas para avanços na agricultura vegeta"
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de fazer plantas cultivadas se replicarem através de sementes como clones. De acordo com os biólogos, a descoberta poderia facilitar a propagação de culturas de alta produtividade, resistentes a doenças ou tolerantes ao clima, e torná-las disponíveis para os agricultores do mundo.
Para os pesquisadores, a capacidade de produzir um clone, uma réplica exata, de uma planta a partir de suas sementes seria um grande avanço para a agricultura mundial. Em vez de comprar sementes híbridas caras a cada ano, o que muitas vezes está além do orçamento dos agricultores nos países em desenvolvimento, os produtores poderiam replantar as sementes de suas próprias plantas híbridas e obter os benefícios dos altos rendimentos ano após ano.
Nesse cenário, eles descobriram que o gene do arroz BBM1, pertencente a uma família de genes de plantas chamada "Baby Boom" ou BBM, é expresso em espermatozoides, mas não em óvulos. Após a fertilização, o BBM1 é expresso na célula fertilizada, mas - pelo menos inicialmente - essa expressão é proveniente da contribuição masculina para o genoma.
De acordo com Anne Sylvester, diretora do programa da National Science Foundation, que apoiou a pesquisa, “a beleza deste trabalho é que ele aborda questões fundamentais em biologia vegetal sobre como um óvulo fertilizado começa a se transformar em uma nova planta. A compreensão, combinada com novas tecnologias de reprodução assexuada, abre as portas para avanços na agricultura vegetal, evitando a perda de características benéficas que podem ocorrer através da reprodução sexual”.