CI

Cientistas aumentam aminoácido chave no milho

“Será importante testar essas linhagens em combinações híbridas"



Foto: Nadia Borges

Uma equipe de pesquisa dos EUA desenvolveu linhas experimentais de milho de campo com alto teor de metionina, o que é promissor para a criação de novos híbridos comerciais. Isso é particularmente benéfico para produtores de aves orgânicas que precisam dessa substância para o crescimento saudável e produção de carne e ovos. A metionina desempenha um papel vital na síntese de proteínas e no funcionamento do corpo, mas é escassa em híbridos comerciais de milho.

 Para superar essa limitação, a equipe usou métodos de melhoramento convencionais para criar 16 linhagens de milho com níveis de metionina comparáveis ou superiores aos do B101, um híbrido de referência. Além disso, algumas dessas linhagens também apresentaram diversidade genética em várias características agronômicas em testes de campo. A engenharia genética, embora uma opção, não é viável em sistemas orgânicos. Portanto, esse avanço é uma solução promissora para melhorar a qualidade do milho usado na alimentação animal.

“Será importante testar essas linhagens em combinações híbridas e em diferentes ambientes para entender o quão estável é a característica e qual é o seu potencial de desempenho. Além disso, gostaríamos de combinar o alto teor de metionina com outras características de valor para os produtores de aves orgânicas”, disse Scott. “Agora estamos trabalhando no feijão laranja, bem como na capacidade de excluir o pólen transgênico. Em última análise, gostaríamos de desenvolver milho que pudesse fornecer uma dieta completa sem suplementos”, conclui.

Scott foi coautor do  artigo da Crop Science  que descreve o avanço junto com Taylor Hintch (Practical Farmers of Iowa), Prakasit Duangpapeng (Khon Kaen University, Tailândia),  Jode Edwards  e  Adrienne Moran Lauter  (ambos ARS) e Shelley Kinney, Thomas Lübberstedt e Ursula Frei (todas da Universidade Estadual de Iowa, Ames). Eles realizaram o projeto com o apoio do Instituto Nacional de Alimentação e Agricultura do Departamento de Agricultura dos EUA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.