A semana inicia com influência de um ciclone na região Sul do Brasil. O sistema forma uma frente fria que avança até setores do Centro-Oeste e Sudeste do país ainda na tarde de segunda-feira (04/09). As instabilidades serão localmente fortes no sul, com potencial para queda de granizo, vendavais e chuvas intensas em curtos períodos de tempo. Essas precipitações serão representativas, uma vez que o final de semana veio registrando chuvas intensas e persistentes.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO.
Algumas regiões do Rio Grande do Sul, podem registrar volumes superiores à média do mês de Setembro inteiro antes mesmo do dia 5. A previsão indica chuvas acima dos 250 mm em setores do noroeste do estado, onde historicamente em todo o mês de setembro são esperados 220 mm.
As instabilidades ficam concentradas no centro-sul do Brasil, ao passo que as chuvas diminuem no centro-norte. Áreas do Brasil central voltam a registrar o predomínio de tempo seco, temperaturas elevadas e baixos índices de umidade.
Veja o mapa e a previsão por região na sequência
Região Norte
A tendência indica uma redução nas chuvas, especialmente em áreas do centro e leste da região. Contudo, setores do oeste e sul ainda podem receber precipitações na forma de trovoadas isoladas e passageiras.
Região Nordeste
As instabilidade voltam a ter um comportamento mais característico da época do ano, com chuvas ocorrendo em praticamente toda a faixa leste da região. Essas precipitações acontecem na forma de pancadas rápidas e isoladas a qualquer momento do dia, mas não adentram o interior. Já em áreas do Maranhão e Piauí o destaque é o aumento nas temperaturas e os índices de umidade perto ou abaixo dos 20%.
Região Centro-Oeste
O avanço de uma frente fria leva chuvas para áreas do sul da região, ao mesmo tempo que as instabilidades cessam na metade norte. As chuvas variam entre os 5 e 15 mm em setores do Mato Grosso do Sul, sendo mais intensas na região sul do estado. Tais instabilidades devem avançar já na primeira metade do dia, podendo resultar em chuvas intensas e localizadas. Há chances de estas condições se estenderem até o sul de Goiás e de Mato Grosso. Antecedendo a chegada das chuvas, haverá um aumento nas temperaturas, com termômetros ultrapassando os 37°C em várias partes do centro-oeste.
Região Sudeste
As instabilidades de uma frente fria chegam até a região sudeste, levando chuvas importantes para áreas de São Paulo. A princípio os volumes previstos variam entre os 5 e 10 mm, ocorrendo de forma irregular, especialmente no período da tarde. Essas chuvas conseguem avançar até o sul de Minas Gerais e sul Fluminense, no período da noite. Antes da chegada das chuvas, o calor será reforçado na região com os termômetros superando a marca dos 36°C em áreas do noroeste paulista.
Região Sul
A segunda-feira segue numa sequência de chuvas fortes na região sul, com a passagem de um ciclone, as instabilidades ocorrem na forma de temporais localmente fortes acompanhados de queda de granizo. Essas instabilidades devem se concentrar em áreas da faixa norte do estado gaúcho, onde os volumes podem superar os 80 mm pontualmente. Essas chuvas são representativas, uma vez que no final de semana os volumes foram muito expressivos. As instabilidades são fortes no oeste de Santa Catarina ao passo que ao sul do Rio Grande do Sul e norte do Paraná, a tendência é de chuvas mais irregulares.
Material foi elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete