CICLONE NO RS: ventos devem chegar ao estado de SP
Previsão indica fortes rajadas de vento, podendo atingir aproximadamente 100 km/h
Na madrugada desta segunda-feira (04.09), houve a formação de um ciclone extratropical - centro de baixa pressão (994 hPa) - no oeste do Rio Grande do Sul, nas proximidades da cidade de São Borja. O ciclone deve se deslocar rapidamente em direção ao sudeste do Rio Grande do Sul e, a partir das 9 horas, já estará no Oceano Atlântico (com centro de 992 hPa), permanecendo nesta posição até às 12h. Em seguida, o fenômeno vai se deslocar para alto mar.
Ainda na segunda-feira, junto ao ciclone extratropical, uma frente fria atuará no interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e, também, no sul de Mato Grosso do Sul, provocando, à medida que se desloca para leste, acumulados significativos de chuva no Rio Grande do Sul, principalmente no leste do estado, com volumes em torno de 100 mm.
A previsão também indica fortes rajadas de vento, podendo atingir aproximadamente 100 km/h em áreas isoladas dos três estados da Região Sul e de Mato Grosso do Sul. Os ventos também podem afetar o oeste, centro e sul de São Paulo do início e até o fim da tarde.
FORTES CHUVAS NO RS
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul provocaram alagamentos, derrubaram árvores e danificaram casas. Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil do RS, a cidade mais atingida pelas chuvas foi Passo Fundo, que fica no noroeste do Rio Grande do Sul.
De acordo com o DAER, rodovias do RS estão com trechos interditados em razão das chuvas
ERS-324
- Bloqueio total entre Vila Maria e Casca (quilômetro 237,3): neste momento, há três metros de água cobrindo a ponte sobre o Rio Jordão;
- Bloqueio total entre Passo Fundo e Marau (quilômetro 207): o segmento, onde está situada a localidade de São Luiz da Mortandade, está alagado;
- Água na pista entre Casca e Paraí: os motoristas devem trafegar com cautela no segmento.
ERS-434
- Bloqueio parcial entre Ciríaco e a BRS-285 (quilômetro 3): o tráfego está em meia pista em razão de água na pista.
ERS-132
- Bloqueio total entre Vila Maria e Camargo (quilômetro 4,35): o trecho se encontra com água na pista.
ERS-110
- Bloqueio total entre Jaquirana e Bom Jesus (entre os quilômetros 78 e 79): houve queda de barreira no local. A equipe da 15ª Superintendência Regional de São Francisco de Paula está se deslocando para o trecho a fim de averiguar como solucionar o problema. Não há desvio.
ERS-030
- Bloqueio parcial em Gravataí (quilômetro 7,7): no local, há água na pista dificultando a passagem de veículos;
- Bloqueio parcial em Glorinha (quilômetro 14): também há água na pista neste ponto da ERS-030.
RSC- 377
- Bloqueio parcial na ponte sobre o Arroio Passo Novo em Cruz Alta (quilômetro 103,88): em razão da chuva, houve erosão parcial do aterro da cabeira da ponte. A previsão é de que a recuperação do trecho comece na tarde desta segunda-feira (4/9).