CI

Ciclone causou impacto significativo na produção leiteira do RS

Os eventos climáticos do inverno, com suas amplitudes térmicas variáveis, são um fator crítico que afeta a produção de leite



Foto: Pixabay

Os eventos climáticos do inverno, com suas amplitudes térmicas variáveis, são um fator crítico que afeta a produção de leite, principalmente em vacas de alta produtividade. No entanto, este ano, essas variações foram de curta duração. Enquanto isso, as chuvas intensas provocadas pelo ciclone extratropical que atingiu o estado em junho tiveram um impacto significativo na produção leiteira do Rio Grande do Sul.

Estes são os resultados das análises de dados publicadas no , editado pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Ddpa/Seapi).

A publicação documenta e identifica as faixas de conforto/desconforto térmico nas quais os animais estiveram, estimando os impactos na produção de leite. 

No inverno deste ano, a região menos afetada em termos de desconforto térmico para a bovinocultura de leite foi a Serra do Nordeste. Por outro lado, o Baixo Vale do Uruguai e a Depressão Central foram as áreas mais afetadas.

De acordo com Ivonete Tazzo, pesquisadora e uma das autoras do estudo, os efeitos do inverno na produção de leite estão relacionados à manutenção das condições corporais dos animais, que é influenciada principalmente por fatores nutricionais, especialmente a qualidade das forragens, que é mais baixa durante o período de entressafra. "Associados ao estresse térmico, as perdas na produção de leite devem ser consideradas, pois podem afetar ainda mais o retorno econômico dos produtores rurais. Portanto, identificar as regiões produtoras e como elas são afetadas durante a estação é de extrema importância para a cadeia produtiva do leite," complementa Ivonete. 

Outro destaque nos dados analisados é a ocorrência de um ciclone extratropical em junho, que foi considerado um dos piores eventos climáticos dos últimos 40 anos. Esse evento resultou em volumes significativos de precipitação nas regiões do Vale dos Sinos, Paranhana, Metropolitana, Vale do Caí e Litoral Norte, impactando de forma expressiva a bovinocultura de leite no estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.