CI

Chuvas sazonais impulsionam plantio de soja

Trigo, milho e soja avançam no Paraná



Foto: Divulgação

De acordo com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado na terça-feira (22) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), chuvas sazonais se espalharam na região Central do Brasil, estimulando um avanço no plantio de soja em regiões onde os produtores receberam precipitações suficientes para a germinação das sementes. O acumulado de chuva variou entre 10 e 75 mm em amplas áreas do Centro-Oeste e interior do Nordeste, o que ajudou a aliviar a seca causada pela chegada tardia das chuvas de verão.

Apesar do aumento da umidade, o clima quente (máximas diurnas chegando a 40°C em algumas localidades) manteve altas as perdas por evaporação em dias secos, exigindo a continuidade de chuvas sazonalmente pesadas. Em Mato Grosso, o governo informou que o plantio de soja chegou a 25% até 18 de outubro, um aumento de 16 pontos percentuais em relação à semana anterior, mas ainda abaixo da média de 5 anos, que é de 44%, conforme apontou o Weekly Weather and Crop Bulletin.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Segundo o boletim, mais ao sul, as chuvas foram dispersas e leves, com volumes entre 1 e 15 mm no Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e até o Rio Grande do Sul. Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas variaram entre 30°C e 40°C durante o dia. Nas áreas agrícolas mais ao sul do Rio Grande do Sul, os termômetros registraram máximas de 20°C. Enquanto as condições climáticas favoreceram a secagem e a colheita do trigo, a continuidade das chuvas foram necessárias à medida que o plantio da safra de verão se intensifica.

No Paraná, o governo estadual relatou que, até 14 de outubro, 79% da área plantada com trigo  já havia sido colhida, enquanto o milho e a soja da primeira safra foram plantados em 90% e 41%, respectivamente. No Rio Grande do Sul, até o dia 17 de outubro, 65% da área de milho foi semeada, enquanto 3% da área de trigo foi colhida, com a maior parte da lavoura estava principalmente enchendo para amadurecer.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.