CI

Chuvas prematuras impactam grãos franceses

A pontuação bom/excelente para o trigo duro, usado em massas, caiu para 64%



Na semana passada, a condição do trigo mole francês caiu ligeiramente Na semana passada, a condição do trigo mole francês caiu ligeiramente - Foto: Divulgação

As recentes chuvas prejudicaram as perspectivas para o trigo e a cevada na França e atrasaram o plantio de milho no maior produtor de grãos da União Europeia, conforme informado pela Reuters, com base em dados do escritório agrícola FranceAgriMer.

Um período quente e ensolarado no início de maio ajudou as colheitas e o solo a secarem após uma estação de crescimento úmida, mas as chuvas recentes levantaram preocupações de que as condições úmidas possam danificar o trigo e a cevada em maturação, além de impedir os agricultores de completarem o plantio de milho.

Na semana passada, a condição do trigo mole francês caiu ligeiramente, permanecendo no nível mais baixo em quatro anos. Cerca de 63% do trigo mole francês foi classificado como em bom ou excelente estado até 20 de maio, comparado a 64% na semana anterior e 93% no mesmo período do ano passado, informou a FranceAgriMer. Essa classificação é a mais baixa para esta época do ano desde 2020, quando as colheitas de trigo francesas também foram afetadas por fortes chuvas durante o plantio.

A pontuação bom/excelente para o trigo duro, usado em massas, caiu para 64%, em comparação com 66% na semana anterior. Para a cevada, a classificação da cevada de inverno permaneceu inalterada em 66%, enquanto a pontuação da cevada de primavera caiu de 74% para 73%.

Os agricultores semearam 78% da área esperada de milho, um avanço em relação aos 73% registrados na semana anterior. No entanto, esse progresso é significativamente menor do que os 93% alcançados no mesmo período do ano passado e está bem abaixo da média de cinco anos, que é de 96%. A diferença notável em relação aos anos anteriores destaca as dificuldades enfrentadas pelos produtores devido às condições climáticas adversas, que têm dificultado o ritmo habitual do plantio e podem impactar negativamente a produtividade agrícola geral da região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.