CI

Chuvas podem ser mais abrangentes

Temporais na região Sul e instabilidades no Centro-Norte



Foto: Pixabay

No decorrer desta semana, as chuvas podem ser mais frequentes em vários setores do país, com destaque para áreas do Matopiba e Centro-Oeste, mantendo as boas condições para umidade no solo, conforme mostrado pelo boletim agrometeorológico da Conab. Apesar disso, algumas áreas de feijão no nordeste podem apresentar um aumento na restrição hídrica. 

Matopiba:

As chuvas serão mais frequentes, principalmente no entre os dias 29 agosto e 01 de setembro. Apesar da presença das chuvas, elas ocorrem de forma muito irregular e passageiras, mas podem trazer alguma restrição pontual – sem riscos de perda – no avanço da colheita do Algodão, especialmente no sul do Maranhão e Oeste Baiano. 

Sealba:

Há possibilidade de chuva na costa Leste da região, especialmente, no litoral baiano. A restrição hídrica para o feijão e o milho terceira safras no Nordeste da BA e em SE pode se agravar.

Centro-Oeste:

A persistência de uma massa de ar quente e seco persiste, mas existe a possibilidade de chuvas em praticamente toda a região. Essas chuvas devem ocorrer principalmente na forma de pancadas isoladas e passageiras. Mesmo assim, o sol se faz presente favorecendo a maturação e colheita do algodão, milho segunda safra e trigo (com atenção para o sul do MS). Em MS, a umidade no solo será suficiente para as lavouras de trigo ainda em enchimento de grãos.

Sudeste: As chuvas devem acontecer de forma irregular especialmente em SP e no Leste de MG. Em setores do oeste de região, podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, inferiores a 30%. A maturação e a colheita do algodão, milho, feijão, sorgo e trigo, além da cana-de-açúcar e do café, continuarão sendo favorecidas. Em áreas do RJ, ES e Nordeste de MG, podem ocorrer acumulados de chuva maiores que 30 mm.

Sul:
A previsão é de tempo seco e sem chuvas no início da semana. A partir do dia 02/09, áreas de instabilidade causarão acumulados de chuva que podem ultrapassar 150 mm no Noroeste do RS, além do Oeste e Sul de SC. No geral, as condições de temperatura e umidade serão favoráveis para o milho segunda safra e o trigo em quase toda a região. Há previsão de geada no RS e em SC, que poderão atingir lavouras de trigo em estágio suscetível de floração e enchimento de grãos.

Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.