CI

Chuvas frequentes no sul trazem risco elevados para toda a Bacia do Rio Uruguai

Monitor de inundações aponta para cenário de atenção



Foto: Pixabay

A previsão para a semana indica a ocorrência de chuvas frequentes na região sul. Parte dessas chuvas serão provocadas pela passagem de sistemas de baixa pressão atmosférica e frente fria.

Contudo, há uma grande influência dos ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis – uma corrente de ventos que traz o ar quente e úmido da floresta tropical, canalizados pela cordilheira dos Andes. 

Essa umidade e ar quente, são convertidas em nuvens carregadas ao encontrar as instabilidades no sul do País. Condição que também é mais recorrente em períodos de El Niño. 

As projeções indicam acumulados de chuva que podem superar a marca dos 250 mm no decorrer do período. 

Dado este cenário, o Sistema Global de Alertas para Inundações indica um período de muita atenção em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.  Os alertas ganham mais proporção a partir do dia 17/11, com destaque para toda a bacia do Rio Uruguai.


Além disso, mesmo considerando diferentes projeções matemáticas, os volumes devem ser elevados e recorrentes. Fato que aumenta a confiabilidade da previsão e reforça os alertas emitidos. 
 

Conteúdo exclusivo para Cadastrados

Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.

Já tenho cadastro
Não tem conta? Cadastre-se aqui
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.