Chuvas freiam semeadura de arroz no Rio Grande do Sul
Santa Catarina e Maranhão avançam no plantio
Segundo o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 10,6% das áreas de arroz no Brasil já foram semeadas até o momento. O Rio Grande do Sul, maior produtor do país, apresentou avanços na semeadura, com destaque para a região da Fronteira Oeste. No entanto, o processo foi interrompido em várias áreas devido ao retorno das chuvas.
Em Santa Catarina, a semeadura avança de forma mais acelerada em todas as regiões do estado. As lavouras já semeadas estão atualmente em fases de germinação e desenvolvimento vegetativo. Algumas áreas, que foram semeadas mais cedo, já iniciaram o perfilhamento, enquanto os tratos culturais seguem sendo realizados de maneira constante.
No Maranhão, a etapa final do plantio de arroz irrigado está sendo concluída nas regiões da Baixada Maranhense, Médio Mearim e Grajaú. No Pará, a alta luminosidade tem favorecido o desenvolvimento das lavouras, que em sua maioria se encontram no estágio vegetativo, com algumas áreas já iniciando a fase de floração.
As condições climáticas têm impactado de forma diferenciada o progresso da semeadura de arroz nas principais regiões produtoras do país, e a expectativa é de que, com a melhora do clima, o ritmo do plantio seja retomado em estados onde o processo foi interrompido.