Chuvas fortes em grande parte do Brasil
ZCIT e corredores de umidade trazem chuvas intensas nesta terça-feira
As condições de tempo nesta terça-feira (09.04) seguem com um padrão de chuvas volumosas na faixa norte do território nacional. Isso acontece como consequência da forte atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Ao mesmo tempo, os corredores de umidade devem se alinhar na faixa noroeste/sudeste do país, garantindo as condições de chuva ao sul da região norte, praticamente todo o centro-oeste e áreas entre São Paulo e Paraná.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Mesmo com a previsão de chuvas abrangentes e volumosas ao longo do dia, áreas de tempo firme também devem ser registradas, como no sul do Rio Grande do Sul e nas imediações de Minas Gerais.
Apesar disso, não há previsão para temperaturas extremas ao longo do período
Veja o mapa de previsão e o texto por região
Região Norte
As instabilidades na região seguem alinhadas com os corredores de umidade que atuam no Brasil central. No entanto, áreas do nordeste do Pará e Amapá devem registrar chuvas mais intensas nesta terça, como consequência da atuação da ZCIT. Por outro lado, o extremo norte do Amazonas e Roraima devem contar com a forte influência de uma massa de ar mais seco, que vem afetando de forma severa o estado de Roraima. Nas demais áreas da região Norte, as projeções indicam possibilidade de pancadas isoladas e passageiras, sendo que os maiores volumes devem ocorrer sobre o estado do Pará.
Região Nordeste
O quadro de atenção persiste na região, em função das chuvas volumosas sobre o norte do Piauí e Ceará. Essas instabilidades se estendem desde o norte do Maranhão até o Rio Grande do Norte, onde os volumes variam entre os 20 e 30 mm, com pontuais superando a casa dos 50 mm, como no norte do Piauí. No entanto, uma massa de ar seco dificulta a formação das nuvens carregadas no sul do Piauí e oeste da Bahia. Áreas de instabilidade provenientes do oceano devem favorecer a formação de nuvens carregadas no leste da Bahia, em especial no Recôncavo Baiano. Contudo, essas chuvas devem ser mais irregulares e passageiras.
Região Centro-Oeste
Os corredores de umidade devem favorecer a formação das nuvens carregadas na região, com destaque para o nordeste de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sudeste de Mato Grosso, onde as chuvas podem se manifestar na forma de trovoadas localizadas, promovendo acumulados acima dos 30 mm de maneira pontual. Mesmo com a maior possibilidade de chuvas em grande parte de Mato Grosso do Sul, as temperaturas permanecem elevadas. Paralelamente, áreas do leste de Goiás e Distrito Federal, devem sentir a influência de uma massa de ar seco.
Região Sudeste
A atuação dos corredores de umidade devem manter as condições de chuvas sobre o estado de São Paulo, onde as projeções indicam possibilidade de acumulados acima dos 30 mm de maneira localizada. Contudo, a atuação de uma massa de ar seco, mant?em o tempo firme sobre praticamente todo o estado de Minas Gerais, Rio de janeiro e Espírito Santo. Apesar de algumas pancadas isoladas e passageiras ocorreram no Triângulo e Sul Mineiro. Mesmo com a presença do sol, as temperaturas ficam entre os 25 e 30°C no centro-sul de Minas. Já em São Paulos, são esperadas temperaturas acima dos 30°C.
Região Sul
As instabilidades remanescentes do final de semana ainda devem persistir na região, embora uma massa de ar mais seco deve influenciar as condições de tempo ao sul do Rio Grande do Sul. Desta forma, ainda são esperadas pancadas isoladas na forma de trovoadas sobre o norte Gaúcho, Santa Catarina e Paraná. Sendo que os maiores registros da região devem ocorrer no extremo norte, com possibilidade de até 20 mm nas imediações de Jacarezinho (PR). As temperaturas máximas devem ser amenas, com previsão de 25 a 30°C na maior parte das regiões.