Chuvas fornecem alívio para trigo e canola na China
As recentes chuvas trouxeram alívio aos agricultores
Em uma reviravolta positiva, chuvas generalizadas no leste e sul da China aumentaram a umidade do solo para as plantações de trigo e canola, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A chuva, que ocorreu durante a primeira metade do período e durou até o final da semana mais ao sul, totalizou entre 10 e 50 mm na planície do norte da China, fornecendo a umidade necessária para as plantações de trigo que se aproximam da reprodução.
No início da primavera normalmente são esperadas chuvas leves, mas pouca ou nenhuma ocorreu até este momento. As chuvas foram um alívio bem-vindo para os agricultores que estavam preocupados com as condições de seca. As províncias do sul, no entanto, receberam mais de 100 mm de chuva, beneficiando a canola em estádios reprodutivos no Vale do Yangtze e o arroz precoce, nos estádios vegetativos, no sudeste. Em contraste com o norte, a chuva da primavera tem sido mais consistente nessas áreas de cultivo.
O calor anomar que foi registrado nas províncias do sudoeste durante a primeira metade da semana gerou estresse térmico para o arroz e outras culturas de temporada, com temperaturas chegando a 30 graus Celsius, mais de 10°C acima do normal. No entanto, o início das chuvas no meio da semana diminuiu o impacto do calor.
As recentes chuvas trouxeram alívio aos agricultores da região que têm lutado contra as condições de seca, e espera-se que esta tendência continue.
Boletim elaborado pela equipe Agrotempo*