CI

Chuvas favorecem recuperação das pastagens

O cenário geral indica uma recuperação das pastagens no estado



Foto: Pixabay

Segundo dados do Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado na quinta-feira (30), o retorno das chuvas e a maior umidade no solo favoreceram a recuperação das pastagens anuais de verão no Rio Grande do Sul. A melhoria nas condições climáticas aumentou a oferta de forragem e favoreceu o rebrote, permitindo que muitos produtores aplicassem adubação em cobertura para estimular o crescimento das gramíneas.

No entanto, o cenário ainda varia entre as diferentes regiões do estado. Em Bagé, algumas áreas continuam críticas devido à morte de plantas e ao sobrepastejo. Já em Caxias do Sul, as chuvas intensas e as boas condições de temperatura favoreceram a recuperação das pastagens.

Em Erechim, os fenos estão sendo confeccionados para suprir a demanda das propriedades, enquanto Frederico Westphalen e Ijuí registram boa recuperação, garantindo pastejo adequado. No entanto, no Sul do estado, as chuvas foram insuficientes para impulsionar o crescimento das pastagens.

Já em Passo Fundo, a estiagem e as altas temperaturas afetaram o rebrote, reduzindo a oferta de volumoso. Em Pelotas, a umidade do solo melhorou, mas a falta de água para dessedentação ainda preocupa produtores. Porto Alegre, Santa Maria e Santa Rosa apresentaram recuperação parcial, mas algumas áreas de pastagens anuais não conseguiram se restabelecer.

O cenário geral indica uma recuperação das pastagens no estado, mas os desafios ainda permanecem em algumas regiões, exigindo monitoramento contínuo por parte dos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.