Chuvas elevam expectativas para o setor agrícola argentino
Plantio de girassol e algodão avançam na Argentina
Segundo o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (3) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), chuvas generalizadas favoreceram o desenvolvimento das colheitas de verão em quase todas as principais áreas agrícolas da Argentina. A precipitação acumulada variou entre 50 e mais de 100 mm na maior parte do território, com algumas localidades reportando menos de 25 mm.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
O sul de Santa Fé e outras áreas de alta produtividade próximas ao Vale do Rio Paraná, que enfrentavam seca desde o final de outubro, foram particularmente beneficiados pela chuva. A umidade chegou em um momento oportuno para impulsionar a germinação e o estabelecimento das culturas.
As temperaturas acompanharam um padrão quase acima da média, com máximas variando entre 20 e 30 graus Celsius nas regiões de La Pampa e Buenos Aires, enquanto áreas próximas à fronteira com o Paraguai registraram picos de até 40 graus Celsius.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
Dados do governo argentino mostram avanço considerável no plantio e colheita de culturas essenciais até o dia 28 de novembro. O milho foi plantado em 52% da área prevista, enquanto a soja alcançou 47%. O girassol já está 94% plantado, e o algodão, 32%. Em relação às colheitas de inverno, o trigo foi colhido em 38% da área total, enquanto a cevada atingiu 5%.