Chuvas beneficiam safras de verão na Austrália
Colheita de grãos de inverno na Austrália
De acordo com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (17) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), chuvas generalizadas entre 10 e 50 mm, com picos localizados acima dessa média, persistiram sobre o sul de Queensland e partes de Nova Gales do Sul, garantindo níveis de umidade do solo próximos ou superiores ao normal para as safras de verão na Austrália.
Embora o clima úmido tenha atrasado as atividades de campo, como o plantio de sorgo, os impactos na colheita das safras de inverno foram mínimos. Em regiões do norte, a colheita está quase concluída. No restante do cinturão do trigo, o tempo seco em Victoria, Austrália do Sul e Austrália Ocidental favoreceu a conclusão da colheita.
Clique para seguir o canal do Agrolink no WhatsApp
Na Austrália Ocidental, cerca de 90% dos grãos de inverno já foram colhidos, enquanto no sudeste o índice alcança dois terços do total esperado. O clima quente, com temperaturas entre 30°C e 40°C e até 5°C acima da média, acelerou a secagem dos grãos maduros no oeste.
Nas regiões sul e leste, as temperaturas seguiram padrões sazonais, com máximas variando entre 30°C e 35°C. Apesar do calor, o tempo estável nessas áreas contribuiu para o progresso das atividades agrícolas.