Segundo o boletim semanal de clima e safras (Weekly Weather and Crop Bulletin) divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na quarta-feira (16), as chuvas de fim de temporada foram benéficas para o milho e outras culturas de verão em regiões-chave de sequeiro no sul do México.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
A precipitação variou entre 10 e 50 mm nas áreas do planalto sul, abrangendo de Jalisco a Puebla, além da costa sul do Pacífico, de Guerrero a Oaxaca. Essas chuvas também atingiram distritos agrícolas no sudeste, de Veracruz a Chiapas e Campeche, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de verão e auxiliando na reposição das reservas de água para a agricultura de inverno.
Embora as condições secas tenham prevalecido no norte do país, algumas regiões, como Nayarit e partes do nordeste (Tamaulipas e Nuevo León), registraram chuvas com volumes entre 25 e 50 mm. Já nas bacias hidrográficas do noroeste, as chuvas com volumes superiores a 10 mm, ficaram concentradas em Sinaloa e no sul de Sonora. No entanto, as temperaturas acima da média, com máximas diurnas chegando a 40°C em algumas localidades, aumentaram as perdas por evaporação, agravando a seca nessa região.