Chuvas beneficiam arroz no Sudeste Asiático, mas afetam óleo de palma
Clima tropical nas Filipinas e Indochina atrasa colheitas
O relatório Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na quarta-feira (16) traz uma análise detalhada das condições climáticas e seus impactos nas safras da Ásia. A influência do recuo da monção, sistemas de baixa pressão e chuvas tropicais estão moldando as atividades agrícolas em várias regiões do continente.
No sul da Ásia, amonção do sudoeste recuou em um ritmo mais lento que o esperado, resultando em chuvas leves, especialmente na metade sul da Índia. A precipitação variou de mais de 50 mm nos estados ao sul e ao longo da costa oeste a menos de 25 mm nas áreas do interior e no leste do país. No norte, onde a monção já recuou, o clima seco prevaleceu. A persistência das chuvas tem sido favorável para as safras kharif plantadas mais tarde, que estão em fase de amadurecimento. Além disso, a umidade acumulada é crucial para a safra rabi, cuja semeadura deve começar em novembro, conforme o USDA.
Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo
No leste da Ásia, na China, Coreia do Sul e Japão, um conjunto de sistemas de baixa pressão trouxe instabilidade climática, com totais de chuva superando 25 mm em diversas áreas, chegando a 50 mm em algumas localidades. Essas precipitações aumentaram os níveis de umidade do solo e reforçaram os suprimentos de irrigação para o início da temporada de cultivo de inverno. No entanto, o clima úmido atrasou os trabalhos no campo. As temperaturas, que ficaram até 3°C acima da média, também influenciaram o avanço do clima congelante nas províncias mais ao norte da China.
De acordo com o relatório, no Sudeste Asiático, chuvas tropicais atingiram as Filipinas e o sul da Indochina, com algumas regiões registrando mais de 100 mm de precipitação. Enquanto essas chuvas beneficiaram o arroz plantado mais tarde, em alguns trechos, a umidade foi prematura para o arroz em fase de amadurecimento, impactando a colheita. Em outras áreas, como na porção norte da Indochina, o clima mais seco favoreceu o amadurecimento do arroz e o progresso das atividades de campo. Na Malásia e Indonésia, as fortes chuvas desaceleraram a colheita de óleo de palma, embora em Java, Indonésia, tenha havido pouca chuva, apesar do início antecipado da estação chuvosa em distritos ocidentais.