CI

Chuvas aliviam seca e beneficiam solos para grãos de inverno na Europa

Antigo furacão Kirk causa chuvas intensas e alívio parcial da seca na Europa



Foto: Divulgação

De acordo com o boletim "Weekly Weather and Crop Bulletin", divulgado nesta quarta-feira (16) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), chuvas generalizadas continuam em grande parte da Europa, embora áreas de seca persistam nas regiões agrícolas do sudeste. As precipitações variaram de 15 a 100 mm, atingindo desde a Inglaterra e França até a Europa central, trazendo alívio para os solos destinados aos grãos de inverno, especialmente em Portugal e Espanha.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

A umidade do solo nessas regiões melhorou após semanas de tempo chuvoso, com parte das precipitações resultantes dos remanescentes do antigo furacão Kirk, que trouxe chuvas fortes e ventos intensos para a Península Ibérica e partes da França. Algumas áreas, como o norte da Itália, registraram volumes de chuva entre 50 e 170 mm, causando inundações localizadas e atrasando o trabalho de campo, conforme os dados do USDA.

De acordo com o "Weekly Weather and Crop Bulletin", apesar das chuvas abundantes, algumas áreas agrícolas, como a Polônia e os Estados Bálticos, tiveram condições mais secas e favoráveis, com precipitações de 2 a 15 mm, favorecendo o plantio das safras de inverno e outros trabalhos sazonais. No entanto, bolsões de seca voltaram a preocupar o Vale do Rio Danúbio, principalmente na Hungria e, em menor escala, no sudoeste da Romênia.

As temperaturas também variaram, com registros de até 4°C acima do normal no sudeste europeu, substituindo a recente onda de frio que havia atingido a região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.