CI

CHUVAS: previsão indica volumes entre os 20 e 30 mm em MS

Veja a previsão completa



Foto: Pixabay

A previsão do tempo indica uma mudança no padrão das chuvas para esta terça-feira. A formação de um corredor de umidade, estendendo-se do sul da Região Norte ao sul do Brasil, promete aumentar as condições de chuvas em várias áreas, principalmente no Centro-Oeste. Esse cenário é resultado da evolução de um sistema de baixa pressão que atua no sul do Brasil e deve organizar instabilidades ao longo do dia.

De acordo com as projeções meteorológicas, são esperados volumes de chuva entre 20 e 30 mm em regiões do Mato Grosso do Sul e Goiás. No entanto, é importante notar que essas chuvas ainda serão irregulares, embora um pouco mais abrangentes do que o usual.

Apesar da presença das chuvas, os termômetros devem registrar temperaturas elevadas, variando entre 35°C e 37°C. Essas condições prevalecerão em áreas que abrangem São Paulo, Mato Grosso do Sul, MATOPIBA e o sul da Região Norte.

Enquanto o sertão brasileiro, que se estende desde o norte de Minas Gerais até o Ceará, desfrutará de predominância de sol, o sul do país continuará sob a influência das condições de chuvas.

Região Norte
A terça-feira terá uma tendência de chuvas mais fortes em áreas do leste da região, como no Pará. Essas instabilidades podem ser locais, como trovoadas, mas devem ser pontuais, especialmente à tarde. O mesmo deve ser observado ao norte do Tocantins e Rondônia. As temperaturas seguem elevadas em todas as áreas, com destaque para o Acre, Rondônia, sul do Amazonas e sul do Tocantins, onde os termômetros devem se aproximar dos 40°C. 

Região Nordeste
O predomínio será de tempo firme e quente na maioria das regiões, com exceção do Recôncavo Baiano e Maranhão, onde há previsão de chuvas. Entretanto , o comportamento dessas instabilidades será muito distinto. No leste da Bahia, a previsão indica chuvas mais fracas. Já na metade sul do Maranhão, essas instabilidades devem ocorrer de forma isolada no período da tarde, na forma de pancadas localmente fortes. Os termômetros seguem  acima dos 35°C na maior parte da região  – com destaque para o oeste baiano, Piauí e sul do Maranhão – onde esse valor pode ser superado. Ao mesmo tempo

Região Centro-Oeste
A formação de um corredor de umidade no período da tarde, deve aumentar as condições de chuvas na maioria dos setores da região. Até mesmo em áreas do Nordeste do Mato Grosso e norte de Goiás, devem registrar instabilidades, mesmo que de forma extremamente irregular e passageira. Já ao sul de Goiás e metade sul do Mato Grosso do Sul, as condições de chuvas são ainda maiores e podem resultar em acumulados expressivos nesta terça-feira, com previsão de 25 mm em Três Lagoas (MS) e  Quirinópolis (GO). Em Mato Grosso, os maiores registros podem ocorrer em Colíder (MT), com previsão de até 20 mm. Vale ressaltar que, essas chuvas serão muito irregulares e potencialmente intensas dado as temperaturas ainda muito elevadas.

Região Sudeste
A expectativa é que áreas de instabilidade cheguem pelo sul da região no período da tarde. Áreas nas imediações de Presidente Prudente (SP) e Araçatuba (SP), devem registrar pancadas isoladas, mas que podem ser localmente fortes. Até o começo da noite, as condições de chuvas chegam em áreas do Triângulo Mineiro, ainda mantendo as chuvas sobre o Estado de São Paulo. Apesar dessas chuvas, as temperaturas ainda seguem elevadas, com registros acima dos 35 e 37°C em áreas do oeste Paulista. Por outro lado, a metade norte da região segue com o predomínio de tempo firme nesta terça, com temperaturas menos intensas, com previsão de baixo dos 35°C.

Região Sul
Áreas de instabilidade devem persistir sobre toda a região, com possibilidade de chuvas a qualquer momento, na forma de pancadas de intensidade fraca a moderada. Os volumes devem superar a marca dos 20 mm em áreas nas imediações de Sananduva (RS) e até 15 mm em São Miguel do Oeste (SC) e Francisco Beltrão (PR). Contudo, esses valores podem ser superados. As temperaturas devem seguir amenas em áreas do sul da região, com marcas abaixo dos 25°C ao mesmo tempo que ao norte do Paraná, os termômetros seguem acima dos 34°C.

Material elaborado pelo metereologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.